domingo, 17 de julho de 2022
A hora de mudar é agora 🌱
Quando o assunto é qualidade de vida o melhor é descobrir o que você gosta, se tem alguma coisa te incomodando, e o que você pode fazer?
Depois pensar como adaptar e o que fazer para melhorar.
Passamos muito tempo gastando energia em situações que nos desmotivam, que estão sempre trazendo energias ruins e retirando a nossa paz.
Decididamente não é o que queremos para o resto de nossas vidas, não é verdade?
Então chega um momento em que devemos dar um basta, focar em outras possibilidades e gastar as nossas forças e energia no que realmente importa.
Reviravolta, mudança de atitude, dar a volta por cima, não importa o nome que você dá, o importante e o que será feito pras coisas sairem daquele trilho fatídico para que um novo horizonte seja traçado.
Cada vez mais vemos o quanto as pessoas estão se deixando amarrar em situações que as adoecem. E eu como farmacêutica vejo isso todos os dias
no balcão de atendimento.
O mais importante é ser agente de si mesmo, tomar para si a responsabilidade de se cuidar, não deixando que outros o façam por você.
E esta teoria pode ser aplicado tanto no profissional quanto no pessoal e até mesmo em questões que vão envolver a nossa saúde.
Tome por exemplo um tratamento o qual você precisa fazer por motivo de algum adoecimento. É importante que o tratamento farmacológico seja seguido a risca, mas já parou pra pensar o que pode ser feito em relação ao problema apresentado que vai além do farmacológico?
Pois é aí que a ideia de ser agente de si mesmo se encaixa com perfeição.
Tomando para si a responsabilidade e entendendo você como responsável, as medidas farmacológicas de cuidado estão relacionadas com a pontualidade e forma correta de administração do tratamento. Mais quais medidas ainda restariam?
Depende muito do problema, mas na maioria das vezes as medidas não farmacológias são tão importantes quanto as farmacológicas, não tenha dúvidas.
Veja por exemplo o caso de um problema que inicialmente uma pessoa apresenta de dor lombar. O que pode ser feito além da medicação e acompanhamento médico?
É importante frisar que procurar um profissional de saúde é o passo mais importante para restabelecer a normalidade. Visto que o profissional fará a solicitação de exames e fará uma avaliação clínica capaz de apontar o causador do problema.
Seguida da avaliação e prescrição médica, sendo possível, o profissional deve fazer recomendações não medicamentosas. E é aí que entra o paciente agente de si. Ser capaz de entender o problema apresentado, solicitar do profissional as possibilidades de cura ou de controle e ser capaz de tomar para si a responsabilidade de cuidador.
São inúmeras as possibilidades de intervenção não medicamentosas, como por exemplo iniciar atividades de exercícios e perda de peso, correção de postura e usar meios diversos para que o problema não venha mais a incomodar.
No caso da coluna, seguindo orientações de profissionais, pq cada caso é um caso, o fortalecimento muscular é muito importante para a que reincidência do problema não ocorra.
Muitas vezes a cronicidade de um problema está no não entendimento da pessoa como responsável direta pelo sucesso ou não da queixa inicial.
Partindo deste princípio é que devemos nos colocar sempre como agentes de nossa saúde e determinar o que queremos e o que não queremos e assim bloquear aquilo que nos faz mal buscando as alternativas que vão muito além do tratamento convencional. Seja no trabalho, em casa, nos nossos relacionamentos e amizades, identificar o que não é relevante, entender o que é nossa responsabilidade, o que nos adoece e o que podemos fazer para sair e mudar é o que realmente importa.🌱💚
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meus avós 💚
Januário e Dulce O vô e a vó coloridos por aplicativo 😀 Gracinha né gente💚 Sr.: Januário e Dona Dulce, a vó eu conheci, fez parte da minh...

-
Januário e Dulce O vô e a vó coloridos por aplicativo 😀 Gracinha né gente💚 Sr.: Januário e Dona Dulce, a vó eu conheci, fez parte da minh...
-
É muito comum o cliente ir a drogaria e questionar do atendente a diferença entre diclofenaco sódico (Voltaren) e diclofenaco potássico ( Ca...
-
Quando o assunto é qualidade de vida o melhor é descobrir o que você gosta, se tem alguma coisa te incomodando, e o que você pode fazer? ...
Muito bom. Fez todo o sentido para mim.
ResponderExcluirQue bom que você gostou Iza❤️💚🌱
Excluir☺
ResponderExcluir