É muito comum o cliente ir a drogaria e questionar do atendente a diferença entre diclofenaco sódico (Voltaren) e diclofenaco potássico ( Cataflam).
E você saberia dizer a diferença?
![]() |
Qual é a diferença ⁉️⁉️⁉️ |
Muitos não sabem como explicar para o cliente a diferença e isto é muito ruim pq acabam propagando informações incorretas que são repassadas como se fossem verdades.
Tanto o diclofenaco sódico quanto o potássico possuem ações muito próximas (farmacocinética e farmacodinâmica parecidos), podendo diferir a sua ação quando a diferença for na forma farmacêutica apresentada e não pelo sal ligante. Porém é interessante saber que a indicação pode ser diferente de acordo com a forma farmacêutica apresentada.
Para exemplificar, podemos dizer que a indicação pode diferir de acordo com a forma de apresentação do diclofenaco. Considere o diclofenaco na forma farmacêutica comprimido ( para ação de analgesia) visto que é capaz de desintegrar, dissolver e assim promover uma ação mais rápida que um diclofenaco de liberação prolongada (que terá um efeito antiinflamatório) pois libera o seu ativo lentamente prolongado o seu efeito e funcionando melhor para inflamação.
Resumindo: Não existe diferença de ação entre os dois ativos que possuem a mesma dosagem e mesma indicação.
Valendo ressaltar que estas diferenças se devem mais às formulações ( comprimido, comprimido revestido, comprimido dispersivel ou de liberação prolongada) do que ao fármaco em si. |
O diclofenaco pertence a classe terapêutica dos AINE (antiinflamatório não-esteróide) com indicação analgésico e antipirético.
Atenção: “(O Diclofenaco) É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA”
Bibliografia
1. Klasco R K (Ed): Drugdex System. Thomson MICROMEDEX, Greenwood Village, Colorado,USA. Disponível em: http://www.thomsonhc.com/. Acesso em: 14.05.2012.
2. Klasco R K (Ed): Martindale. The Extra-Pharmacopoeia. Thomson MICROMEDEX,Greenwood Village, Colorado, USA. Disponível em: http://www.thomsonhc.com/. Acesso em:
3. McEvoy GK (editor). AHFS: Drug Information 2011. Bethesda: ASHP, 2011.
Informação interessante, bom nós sabermos dessas informações para na hora não passar aperto para explicar kkk
ResponderExcluirVerdades Diego, e é muito comum está dúvida no balcão.🙂
ExcluirMuito interessante, eu não fazia ideia
ResponderExcluirSão dúvida muito comuns em drogaria 🙂
Excluir😉
ResponderExcluir